Abertura de terceira faixa melhora trânsito no Viaduto das Américas

Foto Paulo Pereira

Intervenção faz parte do pacote de obras de mobilidade de Contagem e está em sua fase final. Motoristas já percebem diferença no trânsito na avenida Severino Ballesteros, com abertura da terceira faixa de rolamento

Mais uma etapa de intervenções para melhorar a fluidez do trânsito na avenida Severino Ballesteros Rodrigues, no trecho onde está sendo construído o viaduto das Américas, na regional Ressaca, foi concluída, com a abertura de uma faixa de rolamento na movimentada via. Desde segunda-feira, dia 15, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) organiza desvios no tráfego para que seja dada sequência às obras. O itinerário de algumas linhas de ônibus também foi alterado.

Os motoristas sentem a diferença com a abertura da nova faixa na Severino Ballesteros. “Melhorou muito, o trânsito ficou mais rápido”, comemora o auxiliar de escritório Paulo Márcio Baptista, que a diariamente pelo local. Foi necessário reduzir de três para duas as faixas de rolamento na avenida, bem debaixo do viaduto das Américas, para o andamento das obras. Agora, os carros voltaram a trafegar por três faixas.

O engenheiro Rodrigo Lisboa, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, explica o que foi feito: “Para a abertura desta terceira faixa, demolimos o eio, fizemos a base do piso e asfaltamos. Vale ressaltar que o asfalto é provisório, pois uma nova pavimentação será feita antes de a construção do viaduto ser concluída”.

Importante intervenção para melhorar a mobilidade em Contagem, a construção do viaduto das Américas está na fase final. Os investimentos são de R$ 12,2 milhões, por meio de financiamento do município junto ao Ministério das Cidades. Serão beneficiadas cerca de 150 mil pessoas que residem nas regionais Ressaca e Nacional, além de 40 mil motoristas que trafegam pela região diariamente. “Estamos trabalhando para concluir esta obra, que atrasou devido ao ime de contratos com a construtora. Após superar as dificuldades, a execução dos serviços continua e em breve a população terá a obra concluída”, ressalta o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Batista dos Mares Guia.

Desvios

Para a sequência das obras do viaduto das Américas, foram feitos desvios no trânsito da região do Ressaca. A previsão inicial é a de que esses desvios sejam mantidos por 60 dias, prazo que poderá ser prorrogado. A Transcon sinalizou os trechos com faixas e placas de advertência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *